Get Adobe Flash player
Home Perdão Raiz de amargura

postheadericon Raiz de amargura

Sugerimos que leiam as REGRAS DE USO antes do início desta leitura.


 

"Segui a paz com todos, e a santificação sem a qual ninguém verá o Senhor. Atentando diligentemente porque ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus: nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe e, por meio dela muitos sejam contaminados” Hb 12:14 e 15.

A primeira coisa que vimos neste versículo é uma ordem específica da parte do Senhor: "Segui a paz" - devemos seguir esta palavra, devemos ser santificados. Há uma forma, um segredo para isso, pois enquanto não alcançamos isso, nenhum de nós verá a Deus.

Como fazer para conseguir a santificação?

Jesus mostra-nos uma grande chave, que fica entre a alma e o espírito (Hb 4:12).

Quando nos santificamos, nos separamos não permitimos que a raiz da amargura brote em nós.

Em Jz 11:1 a 14

"Era então Jefté, o gileadita, homem valente, porém filho de uma prostituta: Gileade gerara a Jefté. Também a mulher de Gileade lhe deu filhos, os quais quando já grande, expulsaram a Jefté, e lhe disseram: Não herdarás em casa de nosso pai, porque és filho de outra mulher. Então Jefté fugiu da presença de seus irmãos, e habitou na terra de Tobe; e homens levianos se ajuntaram com ele, e com ele saíam. Passado algum tempo, pelejaram os filhos de Amom contra Israel. Quando pelejavam, foram os anciãos de Gileade, buscar a Jefté da terra de Tobe. E disseram a Jefté: Vem, e se nosso chefe, para que combatamos contra os filhos de Amom. Porém Jefté disse aos anciãos de Gileade: Porventura não me aborrecestes a mim, e não me expulsastes da casa de meu? Porque, vindes a mim agora, quando estais em aperto? Responderam os anciãos de Gileade a Jefté: Por isso mesmo tornamos a ti. Vem, pois, conosco, e combate contra os filhos de Amom, e se nosso chefe sobre todos os moradores de Gileade. Então Jefté perguntou aos anciãos de Gileade: Se me tornardes a levar a para combater contra os filhos de Amom, e o Senhor nos der a mim, então eu vos serei por cabeça? Responderam os anciãos de Gileade a Jefté: O Senhor será testemunho entre nós, e nos castigarás se não fizermos segundo a tua palavra. Então Jefté foi com os anciãos de Gileade e o povo pôs por cabeça e chefe sobre sí; e Jefté proferiu todas as suas palavras perante o Senhor em Mispa. Enviou Jefté mensageiros ao rei, dos filhos de Amom dizendo: Que há entre mim e ti, que vieste a mim a pelejar contar minha terra? Respondeu o rei dos filhos de Amom ao mensageiro de Jefté: é porque saindo Israel do Egito, me tomou a terra desde Arnom até Jaboque, e ainda até o Jordão: restitui-ma agora, pacificamente. Porém Jefté tornou a enviar mensageiros ao rei dos filhos de Amom".

Essa passagem nos mostra um homem (Jefte) que carregou uma raiz de amargura por muito tempo. Ele era valente, valoroso, porém rejeitado desde cedo, pois teve mãe prostituta e seus meio irmãos o despediram de sua casa. Quando saiu, juntou-se com levianos. Ele já tinha uma tendência para líder. Quando o aperto chegou, os filhos de Amom pelejaram contra Israel; os anciãos foram procurar Jefté. Era hora de Deus abençoá-Io. Era um líder nato, tiveram que persuadi-Io dizendo que seria o chefe para que ele aceitasse lutar. Jefté aceitou e o povo o fez por cabeça.

Algumas pessoas usam o seu crescimento pessoal em algum lugar onde foram rejeitados. Jefté não queria pegar a "chave": ele queria vingança. Ele estaria disposto a fazer qualquer coisa para ganhar. Fez um voto ao Senhor:

Quem primeiro da porta de minha casa me sair ao encontro, voltando eu vitorioso dos filhos de Amom, esse será do Senhor e eu oferecerei em holocausto - Js 11:31 e39.

Assim Jefté foi de encontro aos filhos de Amom, a combater contra eles; e o Senhor os entregou nas mãos de Jefté. Este derrotou desde Aroer até as proximidades de Minite vinte cidades, e até Abel-Queramim; e foi mui grande a derrota dos inimigos. Assim foram subjugados os filhos de Amom diante dos filhos de Israel.

“Vindo, pois, Jefté a Míspa, à sua casa, saiu-se a filha ao seu encontro, com adufes e com danças: e era ela filha única; não tinha ele outro filho nem filha. Quando a viu, rasgou as suas vestes e disse: Ah! Filha minha, tu me prostras por completo. Tu passaste a ser causa da minha calamidade, porquanto fiz voto ao senhor e não tornarei atrás. E ela lhe disse: Pai meu, fizeste votos ao Senhor, faze, pois, de mim segundo o teu voto; pois o Senhor te vingou dos teus inimigos, os filhos de Amom. Disse mais a seu pai concede-me isto: Deixa-me por dois meses para que eu vá e desça pelos montes e chore a minha virgindade, eu e as minhas companheiras. Consentiu ele: vai. E deixou ir por dois meses; então se foi ela com as suas companheiras e chorou a sua virgindade pelos montes. Ao fim dos dois meses, tornou ela para seu pai, o qual lhe fez segundo o voto por ele proferido; assim ela jamais foi possuída por varão”. Daqui veio o costume em Israel.

Ele precisava ganhar, pois assim mostraria como era útil ao povo que o rejeitara. Ele não lutava pelo propósito de Deus. Por causa da sua obstinação, ele envolveu outras pessoas. Ele não contava que sua filha lhe viesse ao encontro - (vs 35). E a culpou - a obstinação traz a irresponsabilidade.

Deus tem reservado bênçãos para nós, mas temos que estar abertos para isso. Lembremos de Saul, homem marcado por Deus que, por causa de seu complexo de inferioridade, não se permitiu ser tratado.

Nós também muitas vezes não permitimos ser tratados por Deus, e ser curados pelo Espírito Santo.

I Sm 16:14 a 23 rejeitado como rei - alívio: harpa de Davi - sentiu inveja.

I Sm 18:6 a 30 - procura matar Davi.

I Sm 24: 6 e7 - Davi poupa sua vida.

Ele se sentia rejeitado, tinha um termo de comparação que era Davi.

Quem é o seu termo de comparação?

­Satanás não traz à existência aquilo que não existe, só Deus tem esse poder.

­Por isso ele vai trabalhar e potencializar aquilo que já existe em nós. Não podemos deixar nossa deformação ser matéria prima para o diabo, e sim colocar na mão de Deus que vai transformar em benção para nós.

Esses exemplos que dei mostra-nos claramente que esses homens não procuravam a santificação, mas eram dominados pelos seus próprios desejos, pela justiça própria, e não pela justiça divina.

Hb 12:15 nos fala da raiz de amargura.

"Atentando diligentemente porque ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus, nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe e, por meio dela, muitos sejam contaminados”.

O que é uma raiz? - aquilo que dá estrutura a algo, que segura, que alimenta e sustenta.

Nasce onde ninguém vê, pois muito geralmente está debaixo da terra, longe dos olhos. E é aqui que começa a raiz de amargura, as mágoas se alojam neste subsolo, ficam ali e ninguém nota que estão lá, porém sustentam e alimentam a amargura.

Brota - Depois de ficar guardada por muito tempo, armazenada, criando força, a amargura brota. É a hora que os olhos começam a ver, a perceber que ela existe.­

Perturba - Depois de ficar armazenada, criando força e depois de brotar, começamos a percebe-­Ia. Ela incomoda tanto que perturba do lado de dentro (nós mesmos) e do lado de fora (quem está ao lado).

­Contamina - Essa é a hora em que se criam como que bactérias espirituais, tudo fica contaminado de rancor ódio, confusão, amargura. Onde esta raiz pode contaminar, acontece a confusão, a falta de amor.

Essa é a forma de se privar da graça de Deus, cultivando a raiz de amargura. Muitas pessoas são destruídas por essa raiz (erva daninha), não podemos ser presos e sim ajudados.

­

Vamos passar a nossa vida inteira chateados, olhando para as mágoas, complexos, ou vamos buscar a Deus, e deixar tudo isso pra trás?

Homens - Davi queria reinar, mas Saul não estava permitindo.

Mulheres - enquanto não destronasse Vasti, Ester não poderia reinar.

O processo de crescimento só vai parar quando não quisermos crescer mais.

Você quer crescer até a estatura do varão perfeito?

Então precisa se abrir e não ficar preso as suas deformidades.


Pastora Mara Barbosa

Ministério Internacional de Cura Interior e Libertação

Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Última atualização (Qui, 05 de Maio de 2011 02:53)

 
Patrocinio
Tradutor